terça-feira, 29 de novembro de 2011

Construtivismo e interatividade digital - Existe relação?

Segundo a autora Lígia Leite, a interatividade deve ser usada a fim de se construir o conhecimento de forma contínua. Nessa perspectiva ocorre uma relação com a concepção construtivista, onde o aluno é incentivado a buscar o saber através de seus próprios conhecimentos e de seu ambiente, havendo uma interatividade com os colegas e professores. Neste seguimento, pode-se concluir que ambos buscam a construção de uma escola emancipatória, sem receitas prontas, promovendo ações pedagógicas constantes, discutindo e debatendo temas que rompem com os muros da escola. A relação entre ambos os temas é constante, pois a tecnologia educativa, quando aplicada com o fim de formar o aluno de forma ampla, envolvendo não somente o conhecimento formal,  auxiliando na construção do inidíviduo de forma global, alcançando-o em sua cidadania e valores é extremo valor. A autora ainda traz algumas sugestões que podem ser utilizadas em sala de aula, tais como: produzir mídia e cultura com os alunos a partir de sua realidade; integrar criticamente a tecnologia e às atividades pedagógicas; etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário