O DOSVOX é um software gratuito disponibilizado na Internet, desenvolvido para ser utilizado em micro computadores da linha PC (Computador Pessoal), com uso do Windows, com a programação e as características de comunicação coerente com as limitações dos cegos. Oferece alto grau de interatividade, proporciona rapidez na aprendizagem e possui índice irrelevante de erros operacionais. (NALIN, 2011).
Através de scanner ou Internet, com recursos digitais, os deficientes visuais executam tarefas comuns a todas as pessoas, sobretudo ao acesso a todo tipo de conteúdo impresso. (BORGES, 2008).
O que muda na vida do deficiente visual com essa tecnologia, segundo Borges (2008), é que “agora um cego pode escrever e ser lido por videntes e ler o que os videntes escreveram.” Antes do DOSVOX os cegos escreviam para outros cegos lerem e liam o que outros cegos escreviam. Com o DOSVOX foi possível a inclusão do cego no mundo da tecnologia (NALIN, 2011).Paulo Freire em sua última entrevista, explica o que para ele seria a diferença entre adaptação e inserção. A adaptação no ser humano é apenas um dos momentos para sua inserção, é um ajuste, uma adequação ao ambiente, ajuste das condições do corpo as condições materiais, históricas, sociais, etc. Inserção, para Freire, é a possibilidade de tomada de decisão no sentido de intervenção no mundo.
A possibilidade de o cego intervir na realidade de sua trajetória tecnológica através do DOSVOX, produzindo e interagindo com outros cegos e com videntes o torna mais autônomo e independente na trajetória educacional. (NALIN, 2011).
FONTE: Extraído de ARAUJO, Thalita Bastos. Tecnologias Assistivas: Dosvox uma ferramenta de inclusão educacional para alunos deficientes visuais. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Universidade Candido Mendes Tijuca. Rio de Janeiro, 2011.
Através de scanner ou Internet, com recursos digitais, os deficientes visuais executam tarefas comuns a todas as pessoas, sobretudo ao acesso a todo tipo de conteúdo impresso. (BORGES, 2008).
O que muda na vida do deficiente visual com essa tecnologia, segundo Borges (2008), é que “agora um cego pode escrever e ser lido por videntes e ler o que os videntes escreveram.” Antes do DOSVOX os cegos escreviam para outros cegos lerem e liam o que outros cegos escreviam. Com o DOSVOX foi possível a inclusão do cego no mundo da tecnologia (NALIN, 2011).Paulo Freire em sua última entrevista, explica o que para ele seria a diferença entre adaptação e inserção. A adaptação no ser humano é apenas um dos momentos para sua inserção, é um ajuste, uma adequação ao ambiente, ajuste das condições do corpo as condições materiais, históricas, sociais, etc. Inserção, para Freire, é a possibilidade de tomada de decisão no sentido de intervenção no mundo.
A possibilidade de o cego intervir na realidade de sua trajetória tecnológica através do DOSVOX, produzindo e interagindo com outros cegos e com videntes o torna mais autônomo e independente na trajetória educacional. (NALIN, 2011).
FONTE: Extraído de ARAUJO, Thalita Bastos. Tecnologias Assistivas: Dosvox uma ferramenta de inclusão educacional para alunos deficientes visuais. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Universidade Candido Mendes Tijuca. Rio de Janeiro, 2011.
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