terça-feira, 29 de novembro de 2011

TRÊS TIPOS DE LEITORES SEGUNDO SANTAELLA

Mudam-se os tempos, as tecnologias, e com isso também o hábito da leitura sofre grande influência diante de uma alavanche de informações, que o leitor sequer consegue dar conta. Ante a isso Santaella, propõe 3 definições para os diferentes tipos de leitores:

Leitor comtemplativo - Pode-se dizer que este flerta com a obra estudada, a admira, dedica-se a ela, analisando seus pormenores, a analisa por inteira sem preocupar-se com o tempo, sua maior preocupação é a qualidade dessa análise e o conhecimento da obra. Esta pode ser representada por livros, fotografias, gravuras, desenhos, partituras, dentre outros materiais impressos.

Leitor movente - Este surge com a Revolução Industrial e apresenta-se com maior dinamismo e agilidade, sua obra também é mais dinâmica e representa o real confundindo-se com ele por diversas vezes. A televisão, o cinema e o jornal representam bem as suas obras.

Leitor imersivo - Estes são os mais conhecidos nativos digitais, já nasceram e estão crescendo numa sociedade virtualizada, na era da informação instantânea. A obra é virtual, muita vasta, variada, encontra-se na rede, é de fácil acesso, atendendo os mais diferentes gostos, porém da mesma maneira que está pronta em segundos também é descartada de igual forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário