quarta-feira, 9 de novembro de 2011

GERAÇÕES EM EVOLUÇÃO.

Não devemos olvidar, que devido a globalização e a plena utilização das novas tecnologias, após a revolução da Internet, tornou-se imperioso pensar educação nas perspectivas das relações, uma vez que após a plena aplicação dessas tecnologias as transformações e mudanças em todos as esferas da sociedade, se tornaram céleres. Antes da geração baby boomers tivemos a geração silenciosa, geração na qual se enquadra os nascidos em 1926 a 1938, nessas gerações se incluem aqueles que eram jovens demais, para participar dos serviços durante 2º guerra mundial.

Essa geração é, igualmente, conhecida como os filhos da grande depressão, evento que teve um profundo impacto sobre essa geração por ter ocorrido durante a formação dos pertencentes a referida geração. Pertence a geração baby boomers aqueles que nasceram durante a 2ª guerra mundial até a década de 1960. A denominação dessa geração ocorreu devido ao aumento nas taxas de natalidade ocorrido após a mencionada guerra, notadamente em face do retorno aos seus lares dos combatentes de todas as forças armadas. O baby boom foi descrito como uma onda de choques . Geralmente estão associados a uma rejeição ou a redefinição dos valores tradicionais, no entanto, muitos comentadores comentam tal assertiva. Umas das características é que eles tendem a pensar em si como uma geração especial muito diferentes dos que lhes antecederam. Após a geração baby boomers segui-se a geração X chamada também de baby busters (1961 a 1981). Compreende aqueles que convivem bem na web, mas preferem as relações pessoais tradicionais, contudo são interessados nas novas tecnologias devido a sua pratica aplicação para a execução de seus interesses gerais. A partir de 1968 entra em cena a geração Y, esta geração teve inicio em um momento de valorização da infância, expansão da Internet e do PC, o que proporcionou uma educação mais sofisticadas em relação as outras. È uma geração com grande auto estima e que não conseguem se prender a atividades que duram longo prazo. Trabalham bem em rede e tratam seus superiores como colegas de trabalho. Em seguida observamos a geração Z , chamada de geração I , nativos digitais , generation tech , a geração Internet e vários outros nomes são os nascidos entre 1990 e 2000. A grande característica dessa geração é zapear. Daí o Z . Em sua maioria nunca conheceram o mundo sem o PC , chats, telefone celular, etc.

Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Sentem-se a vontade quando ligam aos mesmo tempo a televisão o rádio o telefone a música e a Internet (as vezes tudo em um só aparelho), Por tal motivo podem realizar várias tarefas simultâneamente, todavia possuem dificuldade de concentração em uma única atividade. Não tem capacidade de ser ouvinte. A vida virtual para eles é fácil e bem desenvolvida. Após a geração Z temos a nova geração dos nascidos de 2008, estes viveram maior parte de sua vida na web.

Um comentário:

  1. É. Essas descrições de gerações que nós estudamos valem mesmo para a evolução demográfica e cultural dos EUA (baby boomers, por exemplo). No Brasil, ainda temos uma agenda de inclusão digital que nem passa pelo debate nos países desenvolvidos.

    ResponderExcluir