segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Professores universitários em rede: um jeito hacker de ser

Há muito tempo se tem ouvido falar dos temidos hackers, aqueles "seres" alucinados, invasores de computadores que muitas vezes em uma de suas ações acabam por derrubar empresas, por meio do dano feito tanto aos softwares como aos hadwares. Hoje a definição de hacker assume uma amplitudade, deixando de estar apenas ligada a meros invasores de computadores como também, aqueles jovens e/ou profissionais que se dedicam ao trabalho com computação, buscando sempre ampliar seus conhecimentos nessa área. Porém, a definição mais difirente desse termo é a que se refere a todo e qualquer profissional estusiasmado / apaixonado com sua área de atuação.

Sendo assim, não podemos deixar de comparar a atuação dos professores como hackers, sabemos que nossa classe vem sofrendo com o grande e grave desrespeito em nosso país, no tocante à valorização profissional, salarial, segurança, disponibilidade de recursos e infraestrutura, porém apesar de tudo, sua grande maioria não tem deixado a "peteca cair".

Acreditamos que o Jeito Hacker de Ser dos profissionais da educação, em especial, do professor, ainda precisa avançar bastante no que se refere ao compartilhamento de informações com outras áreas de atuação para o melhor andamento e resolução de problemas dentro da escola. Para isso, se faz necessário um constante diálogo entre essas diferentes áreas, entre os profissionais da educação e entre os professores e seus alunos de maneira que todos se beneficiem no processo de construção do conhecimento.

É importante ressaltar que, para que isso ocorra de forma satisfatória, de modo que não haja falhas na comunicação professor-aluno, se faz de extrema necessidade que o professor esteja "antenado" às novas tecnologias digitais de infomação e comunicação para que assim, as utilize como ferramenta para aprimorar e atender os anseios de seu alunado.

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