terça-feira, 29 de novembro de 2011

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - A WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE CONHECIMENTO

Hoje em dia, podemos perceber que a utilização da tecnologia se torna cada vez presente na educação. A webquest é um grande instrumento para o desenvolvimento dos alunos, que podem ser incentivados pelos professores a pesquisarem e buscarem novos conteúdos, sendo um canal extremamente amplo para a construção do conhecimento.
Portanto, é necessário que o professor saiba aproveitar essa ferramenta de forma ampla e dinâmica, sendo o mediador entre os educando e a web. Assim, podemos elucidar que a webquest é um valioso espaço de pesquisa orientada, onde a maioria dos recursos são provenientes da internet, um exemplo seria a construção de um blog, onde os alunos são co-autores, sendo orientados pelo professor, mediando o conteúdo e as informações.
Desta forma, a internet se torna um ambiente criativo, de estímulos e inovações, tendo como elementos básicos:
 a introdução: que apresenta o assunto e as informações básicas, de uma forma clara e objetiva; a tarefa: que deve envolver os alunos, motivando-os ao sabe, exercitando ou até criando novas habilidade para os educando; o processo: indicando a direção que os alunos devem seguir, preferencialmente de forma coletiva, onde todos possam contribuir de forma cooperativa, os recursos: a fonte de informações,  que também podem ser livros ou cadernos usados no ambiente escolar;  a avaliação: o professor deve adotar o critério de avaliação previamente, se será em grupo ou individual por exemplo; a conclusão: analisando os objetivos e o que foi aprendido, indicando outras possibilidades de pesquisas futuras; os créditos: indicando os autores que contruiram a webquest.
Contudo, não podemos deixar de pontuar sobre a relevância do professor que tem sua formação, uma base sólida e capacitada para explorar a webquest de forma lúcida, utilizando de forma positiva e séria para o desenvolvimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário