terça-feira, 29 de novembro de 2011

VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO EM SANTAELLA

Apesar de estar no auge de minha juventude, às vezes me acho um pouco ultrapassada e até lenta diante de tanta tecnologia. Lembro-me de quando criança visitava a biblioteca municipal do bairro para fazer inúmeras pesquisas escolares, claro que era tudo mais difícil, até para tirar xerox era mais complicado. Com tanto avanço tecnológico as pesquisas tomaram novo rumo, no tocante ao acesso aos material, que ficaram muito mais fáceis, porém o ato de pesquisar pode-se dizer que banalizou-se bastante, antes lia-se com atenção o material pesquisado, hoje a disponibilidade é tanta, com o surgimento de informações a cada segundo, que isso foi deixado para trás.

Com essa onda de leitura dinâmica e informações fast a produção do conhecimento se vê prejudicada, pois a mesma é obtida a partir de informações e como o fluxo dessas é absurdo, o leitor acaba por não conseguir gerir todas satisfatoriamente.

Nesse sentido, a escola é fundamental, esta precisa estar aliada à tecnologia e atuar junto aos alunos na construção de um conhecimento reflexivo, avaliativo das informações lançadas na rede. Para isso, é preciso que os professores também conheçam essas novas tecnologias e sintam-se instigados a conhecê-las para assim orientar seus alunos no processo de construção do conhecimento frente à toda essa tecnologia. Nossos alunos precisam ser capazes de analisar e utilizarem-se bem dos materiais disponíveis no mundo virtual de forma a complementar sua educação, lazer e futuras oportunidades de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário